19 de fevereiro, de 2025 | 14:35

Bolsonaro deu ordem para inserir dados falsos de vacina em sistema, afirma Cid

Lula Marques/Agência Brasil
Informação é confirmada em delação de Mauro CidInformação é confirmada em delação de Mauro Cid
Por Vitor Abdala - Repórter Agência Brasil
O tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens doex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou, em delação premiada, que recebeu ordens do então presidente para inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19. O objetivo era conseguir certificados de vacinação fraudulentos em nome de Bolsonaro e de sua filha, uma vez que o ex-presidente não se imunizou contra a doença.

A delação de Mauro Cid teve seu sigilo derrubado, nesta quarta-feira (19), por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No depoimento dado à Polícia Federal, em agosto de 2023, Cid afirmou que o pedido de Bolsonaro foi feito depois que o então presidente descobriu que seu ajudante de ordens havia conseguido, para si próprio e sua família, cartões de vacinação por meio da inserção de dados falsos no sistema Conecte SUS, em 2021.

Cid, que administrava a conta do Conecte SUS de Bolsonaro, contou que depois de inserir os dados, imprimiu os dois cartões (de Bolsonaro e de sua filha) e os entregou, em mãos ao ex-presidente.

Segundo Cid, o objetivo de ter um cartão falso era usá-lo em alguma necessidade, como no caso de viagens internacionais, quando a apresentação do documento ainda era requisito obrigatório para entrar em alguns países. O delator também informou que os dados foram deletados do sistema depois da impressão dos cartões.

Pouco antes de deixar a Presidência, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos, no dia 30 de dezembro, com a esposa e a filha. Mas, como ele viajou com passaporte diplomático, não precisaria, de acordo com as regras norte-americanas, apresentar um cartão de vacinação contra a covid-19.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rj

21 de fevereiro, 2025 | 20:18

“? Marilene, vocês da excremento-direita não respeita as opiniões de ninguém da esquerda e nem a ciência. O seu Minto Inelegível, então, é que nunca respeitou mesmo. Além disso, muitas das suas opiniões são crimes. Ex.: racismo, homofobia, transfobia, apologia ao nazifascismo etc.”

Marilene

20 de fevereiro, 2025 | 21:36

“RJ, só li 3 palavras de seu recado dirigido à minha pessoa, porque de pessoas assim, não podemos contar com nenhum respeito.
Não dá para perder tempo com pessoas assim.

Aprenda a respeitar opiniões alheias, já que não respeita nem a si mesmo.”

Rj

19 de fevereiro, 2025 | 20:28

“Ô Marilene, a única doença que atrapalha o entendimento dos da sua espécie, é c a Encefalopatia Espongiforme Bovina.
Por se leigo e com pouco conhecimento, não posso garantir, mas pode ser que a Aftosa também afere o rico e teco; também não podemos nos esquecer da Neurobrucelose. Por isso, também, é que não devemos ser contra as bacinas, mesmo que acreditemos em terra plana e ETA.”

Marilene

19 de fevereiro, 2025 | 14:47

“Hoje eu agradeço a Deus por não ter estudado Direito como sempre foi o meu, porque hoje subestimam a nossa inteligência, a nossa capacidade de entendimento etc.”

Envie seu Comentário